quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Semana Literária













O espaço educacional deve organizar propostas e projetos que tenham em vista o desenvolvimento de ações que apontem a relevância e a importância de discussões sobre a aprendizagem do aluno e o seu desenvolvimento biopsicossocial respeitando seu ritmo na construção do conhecimento.
Com essa finalidade a escola “Carlos Drummond de Andrade” implantou desde do ano 2007 no seu calendário Escolar o projeto “semana literária” que vem sendo desenvolvido na escola a cada ano com sucesso.
O projeto tem como objetivo desenvolver nos alunos o hábito de leitura, levando-os a melhores resultados na aprendizagem, e assim lhe dar oportunidade de conhecer melhor obras variadas.
O desenvolvimento do projeto deu cumprimento ao seu cronograma no mês de novembro de 2009, durante esta semana houve as apresentações dos alunos no pátio da escola onde foram apresentadas, poesias, peças teatrais, músicas, danças, paródias, cartazes, murais, etc. E as oficinas foram apresentadas no último dia com as visitações dos alunos e da comunidade, cada turma e equipe ficou responsável por uma oficina onde transmitia ao público os conhecimentos, adquiridos durante a semana nos trabalhos desenvolvidos.
Toda programação ocorreu em um clima de tranquilidade, levando os alunos ao aprendizado e ao conhecimento maior das obras lidas por eles durante a projeto.
Este trabalho foi coordenado pelos professores de Língua Portuguesa, com o apoio da equipe pedagógica, e dos demais professores e funcionários.
Texto: Maria de Fátima Calaça, Supervisora desta escola.

Projeto: Conhecer para valorizar a Cultura Afro-Brasileira












Durante a semana de 23 a 27 de novembro de 2009, foi desenvolvido na Escola Carlos Drummond de Andrade, o projeto “Conhecer para Valorizar a Cultura Afro-Brasileira”. Não foi possível desenvolver todas as ações, devido o projeto ter ficado pronto em agosto de 2009. O qual conta ações previstas para serem desenvolvidas durante todo ano letivo, até o mês de novembro. As atividades foram desenvolvidas durante a semana da seguinte forma: através de pesquisas, confecções de cartazes, vídeos, estudos, ensaios de danças e peças teatrais, filmes e documentários, em fim, preparação das oficinas. Uma vez que o objetivo era expor em forma de oficinas os trabalhos confeccionados pelos alunos durante a semana sendo que na quinta-feira 26/11 e sexta-feira 27/11 fossem apresentadas as atividades desenvolvidas para todos os alunos e comunidade escolar.

Eu como professora idealizadora do projeto, descendente afro por ter sofrido na pele a dor do preconceito, durante toda a minha vida, sinto-me motivada para estar integrada e continuar desenvolvendo ações relacionadas á diversidade étnico-Cultural em minha escola, pois acredito que é possível sensibilizar as pessoas para que possamos ver o negro, sua história e sua cultura, além da cor da pele.

Durante a apresentação do projeto, percebe-se que escola, alunos e professores na maioria apresentam ter conhecimento e aceitação em relação à temática portanto apresentaram de forma dinâmica uma grande riqueza de conhecimento, conforme apresenta as fotos.

Texto de Dinair Vieira de Lima, Professora, Supervisora desta Escola





quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Indagações sobre Currículo





Com a colaboração de todos os coordenadores Pedagógicos e acompanhamento dos professores monitores enviados pela representação de ensino foi elaborado os Estudo referente as Indagações sobre o currículo com o objetivo de oportunizar aos professores e coordenadores a construção e reconstrução do conhecimento pertinente as indagações sobre currículo, a elaboração de projetos, bem como a práxis pedagógica.
O encontro aconteceu em nossa escola no dia 18 de novembro de 2009, nos turnos matutino e vespertino, com a presença de toda a equipe pedagógica e professores.
Os estudos iniciaram-se com uma avaliação inicial onde os participantes orientados pela Supervisora Fátima colocavam sua avaliação em quadro mural. Logo após o Diretor Raimundo fez abertura do encontro, e em seguida o professor Alberto Teixeira fez uma fala sobre a Consciência Negra, pelo fato de ser o dia da Consciência Negra, após a Supervisora Dinair fez a exposição dos slide para os participantes, em seguida a Supervisora Eliane fez a divisão dos grupos para estudo dos módulos nas oficinas, o estudo levou todo o período da manhã, no período vespertino continuou os estudos , e a socialização dos trabalhos ao termino dos trabalhos e avaliação final pelas Supervisoras.
Foi sugerido aos professores a dar continuidade aos estudos sobre currículos no ano seguinte sendo aceita por todos a proposta, os mesmos concluíram que os caminhos apresentados pelo estudo ficou mais fácil compreensão para escolher novos caminhos e assim mudar suas práticas, a fim de melhorar e planejar um currículo que satisfaça padrões gerais de qualidade.